domingo, 24 de maio de 2009

PEREGRINAÇÃO AO S. BENTINHO DA PORTA ABERTA - sexta feira, dia 29 de Maio 2009



Avisam-se todos os interessados que na próxima Sexta-feira,dia 29 de Maio realizaremos mais uma vez a nossa Peregrinação Anual ao S.Bentinho da Porta Aberta, em Rio Caldo, aberta a todos, participando neste corajoso Acto de Fé.

Iremos concentrar-nos no adro da Igreja Paroquial de S.Vicente pelas 23h, partindo de seguida rumo a Rio Caldo.

PROMESSA DE NOVOS ELEMENTOS E NOVOS DIRIGENTES - MAIO DE 2009


Foto geral do Agrupamento -Um dos nossos convidados de Stº Adrião deve ter sabido da fama do novo dirigente Cheese, logo teve que provar o limiano...

Investidura dos novos Dirigentes


Investidura dos Pioneiros


Investidura dos novos Exploradores


Promessa dos novos lobitinhos



Foi hoje, dia 24 de Maio de 2009, na Eucaristia das 10 horas que se realizou mais uma Promessa de novos elementos, desta vez contando com a investidura de 3 novos Dirigentes.
Ao todo foram 5 lobitos, 18 exploradores, 3 pioneiros e 3 dirigentes.

No final, os 3 novos dirigentes não podiam deixar passar este momento tão especial e marcante para agradecer e prestar homenagem a quem lhes foi importante e contribuiu para chegarem ao início desta nova etapa.

Na íntegra, o discurso de agradecimento do final da cerimónia:

“Em nome dos irmãos escutas que fizeram hoje a Promessa de Dirigentes, queríamos agradecer a todos os presentes, ao Coro das 10, ao nosso Assistente de Agrupamento e ao Agrupamento de Stº Adrião, por serem nossas testemunhas nesta nova etapa que para nós começa.

-Agradecemos aos nossos familiares, pais, irmãos e amigos todo o apoio e paciência, aturando todas as nossas ausências em casa devido às nossas actividades, reuniões e acampamentos. Mas todos sabem ser por uma causa que acreditamos, a da formação destes jovens que fazem parte do nosso Agrupamento e do mundo de amanhã.

-Queremos agradecer ao Chefe de Núcleo de Braga, João Araújo, que propositadamente veio fazer-nos a Promessa de dirigente e pelo seu interesse para que continuemos a fazer parte da grande família que é o Corpo Nacional de Escutas.

-Queremos também agradecer, de forma geral, ao nosso Agrupamento de S.Vicente e em particular à Equipa de Chefia, por todo o apoio e carinho que recebemos ao longo desta nossa jornada, que nos recebeu em miúdos, nos viu crescer e nos formou, tornando-nos nos cidadãos responsáveis que somos.

-Por último mas não menos importante, queremos também agradecer de forma especial ao nosso Chefe de Agrupamento, o Bertinho, que sempre se dedica e se preocupa com cada um de nós de forma incansável. Apesar de ser pai de família de três filhos pequenos, dois dos quais gémeos (o que, sabemos, não deve ser fácil), ainda tem tempo para nós, sempre se mostrou disponível, paciente e nos acompanhou para chegarmos a bom porto nesta jornada. Já muitas vezes nos elogiou e agradeceu publicamente, mas por vezes nos esquecemos ou não temos oportunidade de lhe retribuir. Pois bem, esta é uma dessas oportunidades. É por tudo isso e por muito mais que lhe prestamos homenagem e pedimos uma salva de palmas.”

domingo, 17 de maio de 2009

INFOGRAFIA DE UMA PROMESSA


Todas as cerimónias são importantes. De igual modo, cada Promessa de novos elementos é especial. Tentando ser cada vez melhores,deparamos que enquanto a Promessa decorre, muitos são aqueles que desejam ver o que se está a passar "lá em cima" ao pé do altar,pois devido ao espaço da Igreja paroquial não é possível que toda a gente presente na missa se inteire de todo o nosso cerimonial.

Este ano tivemos a preocupação de que toda a comunidade vicentina presente na missa das 10 do dia 24 de Maio poderia de algum modo participar, se sintam próximos e fazendo parte da nossa cerimónia.

Para tal, vamos distribuir no início da missa um pequeno folheto explicativo do que se está a passar, utilizando a infografia (esquema gráfico informativo) com a disposição dos elementos presentes,o que cada um está a fazer, inclui a canção da Promessa e curiosidades sobre o Escutismo, a nossa saudação que nos torna diferentes e o nosso Agrupamento, pois nunca nos esquecemos (e deve ser preocupação de todo o escuteiro) esclarecer e informar todos os que nunca foram escuteiros, que tinham curiosidade e "nunca tiveram a coragem de perguntar"...afinal, todos fazemos parte da comunidade onde nos inserimos.

domingo, 10 de maio de 2009

PROGRAMA PARA A PROMESSA

Como já deve ser do vosso conhecimento, é já no próximo dia 24 de Maio que celebraremos mais uma Promessa dos nossos elementos, a nossa mais marcante celebração religiosa, assinalando mais uma nova etapa no Agrupamento. Desde já fica o nosso convite a todos.

Integrados no âmbito da Promessa temos o seguinte programa:

Dia 22 (Sexta-feira) – 21h: Colóquio “Escutismo, Escola de Vida”, integrado na comemoração dos 50 anos da Junta de Núcleo de Braga, a ter lugar no Auditório Vita (antigo Seminário Menor, situado na Rua de S. Domingos).


Dia 23 (Sábado) – 21h: Velada D’Armas, no terreno anexo da Sede do Agrupamento.
22h: Fogo de Conselho

Dia 24 (Domingo) – 10h: Promessa de elementos, a ter lugar na Igreja de S.Vicente.
11h: Breve convívio na Sede do Agrupamento, seguido de Almoço.


Para o Almoço-Convívio de Domingo, o Agrupamento serve um almoço aos presentes, tendo apenas estes que levar sobremesa e bebidas. No entanto, para termos uma estimativa antecipada de quantos estarão presentes, agradecemos que nos faça chegar até ao próximo Sábado (dia 16 de Maio) a sua confirmação, devolvendo a ficha que entregamos aos nossos elementos no passado Sábado, preenchida e acompanhada de 1 € por cada pessoa que não seja elemento do Agrupamento.

Contamos com a vossa presença!

KIT DE SOBREVIVÊNCIA - INSÍGNIAS PARA A PROMESSA DO DIA 24 DE MAIO:



Pensando nas nossas mães que por vezes se sentem perdidas face a tantas insígnias a colocar, onde as coser e quais ainda não podem antes da Promessa, dedicamos este pequeno Kit de Sobrevivência para que melhor se possam orientar para esta tão especial Cerimónia.Esperamos que ajude!

Relembramos o horário do DEPÓSITO DE FARDAMENTO:
QUARTAS E SEXTAS: das 17h30 às 19h30
SÁBADOS: das 9h30 às 12h30.

HERÓI E SANTO - D. NUNO ÁLVARES PEREIRA


Finalmente o inevitável aconteceu! No passado dia 26 de Abril foi canonizado e tornado um dos novos santos da Igreja D.Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável que desde sempre foi Patrono do CNE e sempre recordado no Escutismo. Herói e estratega por excelência, devido às suas tácticas militares nunca perdeu uma guerra. Foi célebre a sua Táctica do Quadrado com o qual venceu, em desvantagem face a um enorme exército de inimigos, a Batalha de Aljubarrota. Profundamente devoto de Nossa Senhora, mais tarde dedicou o resto da sua vida a Cristo, deixando para trás todas as suas posses e riqueza...Vale a pena sabermos mais sobre este Grande Homem, Herói... e Santo!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_%C3%81lvares_Pereira