sexta-feira, 17 de julho de 2009

Férias Escutistas...!!!



Com este magnifico Acampamento de Agrupamento, que realizamos no Parque de Campismo da Travanca (Mezio) no passado fim de semana, terminamos as actividades de agrupamento neste ano Escutista, digo de Agrupamento porque os Pioneiros ainda vão ter mais uma actividade no mês de Agosto. Vamos todos descansar, recarregar baterias para em 19 de Setembro começarmos novamente com toda a vontade de fazer mais e melhor na formação Escutista dos nossos elementos.
Foi um ano muito importante para o nosso Agrupamento pois conseguimos realizar a promessa de novos Dirigentes, coisa que já não acontecia á alguns anos.
São férias merecidas e necessárias mas não nos podemos esquecer que enquanto durarem continuamos a ser Escuteiros nas nossas acções e na nossa maneira de viver e de estar .

Faço votos para que todos consigam ter uns bons momentos de descanso mas que não se esqueçam de tirar uns minutos para pensarem em novas ideias, novas actividades para pôr em prática no Agrupamento quando recomeçarmos as nossas actividades.

Boas Férias, até Setembro.
Águia-Atenta

quinta-feira, 16 de julho de 2009

ACAGRUP'09 - O Cerco de Mafeking

Postamos aqui algumas das fotos deste inesquecível fim de semana, que marcou mais um exitoso Acampamento de Agrupamento...

Desafiamos todos os elementos que participaram a postar alguns comentários sobre a Actividade, de forma a melhorarmos cada vez mais o nosso Acagrup!

Abertura do Acagrup

Equipa 43 Anos - A vencedora deste Acagrup

A Equipa 217 Dias

A Equipa Maio 1900

A Equipa Boers

A Equipa de Chefia

O Estandarte dos Pioneiros com o Logo do Acagrup ficou espectacular!

O Almoço dos Cadetes



O Cozinheiro Oficial e dois futuros lobitos no seu estágio com as suas famílias

Cadetes a Banhos



Entrega das Insígnias dos Postos (graduação dos cadetes)

ACAAGRUP 2009

Realizou-se no passado fim-de-semana o ACAAGRUP 2009 do nosso agrupamento, no parque de campismo da Branda da Travanca, no Mezio, Serra do Soajo, PNPG.

Tal como foi anteriormente aqui colocado, esta actividade teve por imaginário o Cerco de Mafking, marco histórico do escutismo por ter sido aqui que BP foi buscar as ideias finais para a criação do movimento escutista. Em Mafking, para libertar os homens adultos para a defesa da cidade, BP criou um corpo de cadetes com os jovens entre os 11 e os 15 anos, os quais eram incumbidos de realizar missões "menores", como entregar mensagens, transportar feridos, etc., mas que se tornaram imprescindíveis para o sucesso da defesa da cidade.

Participaram neste acampamento 47 elementos do nosso agrupamento (65% do nosso efectivo), dos quais, 9 lobitos, 21 exploradores, 8 pioneiros, 4 caminheiros e 5 dirigentes. Contamos ainda como imprescindível apoio culinário do Zé (irmão do nosso chefe de agrupamento).

Tal como em Mafking, no nosso acampamento, os elementos foram divididos em 4 patrulhas "verticais" de cadetes: a patrulha 17 de Maio de 1900 (data da libertação de Mafking); 43 anos (a idade de BP à data do Cerco); 217 dias (a duração do cerco); e Boers (os sitiantes).

As actividades tiveram por base o espirito de Mafking, onde a camaradagem, o espírito de patrulha, o espírito de missão tiveram um papel muito importante.

Deixo aqui, de momento, algumas imagens da nossa actividade, outras descrições se seguirão.





quarta-feira, 8 de julho de 2009

VEM SALVAR UMA VIDA

Porque também somos solidários com causas sociais, porque é de família e principalmente porque foi membro activo enquanto escuteiro do nosso Agrupamento, posto este cartaz para que possam divulgar pelas vossas famílias. Trata-se de uma vida que se encontra em risco, dado que ainda não se encontrou dador compatível para este caso grave de leucemia. Peço em nome particular a todos que divulguem o cartaz pelos vossos contactos.Como se sabe, enquanto há vida há esperança...

Obrigado

Adão Silva