domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dois antigos elementos do Clã partiram para o Eterno Acampamento...



A vida prega-nos destas partidas...dois antigos elementos pertencentes ao nosso Clã partiram para o Eterno Acampamento, ambos aos 44 anos, ironicamente partindo com uma semana de diferença devido a doenças prolongadas... foram dois elementos valorosos, activos e que deram bastante contributo ao nosso Agrupamento. Ao Guilherme e ao Fernando, fica aqui a nossa sentida Homenagem e que com Nosso Senhor Jesus Cristo tenham o seu Eterno Descanso...enquanto forem recordados, continuarão sempre vivos entre nós.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Logotipo Oficial dos 75 Anos do Agrupamento 19 e seu Simbolismo


Depois de algumas tentativas de abordagem, chegamos todos a um consenso quanto ao Logotipo Oficial, tendo por base o desenho seleccionado, do explorador Tomás Faria, no Concurso de Ideias lançado no final do ano passado e apresentados na Ceia de Natal (e também aqui postados anteriormente).
Este Logo está carregado de simbolismo, tanto escutista como místico:

-AS ESTRELAS, branca e cinzenta simbolizam os dois Bandos existentes na Alcateia de S. Vicente (futura Alcateia nº82, e consequentemente Agrupamento 19) aquando da sua criação, o Bando Branco e o Bando Cinzento; as próprias estrelas de cinco pontas simbolizam o domínio dos 5 sentidos do Homem e os 5 elementos da natureza: Terra, Ar, Fogo, Água e um que tudo coordena, Deus.

- O DIAMANTE, além do óbvio (75 anos representam as Bodas de Diamante) também representam pureza, delicadeza, resistência e invencibilidade, no fundo a nossa Vontade Escutista de fazer mais e melhor face às adversidades;

- A CHAMA, além de representar a Flor de Lis,ainda simboliza o Fogo de Conselho, momento por excelência de reflexão;

- Todo o Logo está rodeado de uma CORDA com as pontas unidas com o nó direito, também em si um símbolo escutista.


Este Logotipo estará sempre presente em todas as actividades que fazem parte das nossas Comemorações, que em tempo útil serão aqui postadas regularmente, bem como as suas reportagens fotográficas.