sábado, 3 de maio de 2008

Emblemas do 19 (II)

Respondendo ao desafio o Adão Silva descreveu-nos em forma de comentário à entrada neste blogue, o significado do emblema que serviu para ilustrar o primeiro "Emblemas do 19". Por considerar que essa explicação merece um melhor destaque do que um comentário, decidi transcreve-lo para aqui para que todos tenham assim conhecimento do significado desse emblema:

"Bom, aceito o desafio, sim, e passo a comentá-lo...Nunca será demais relembrar que este Emblema Comemorativo foi fruto de trabalho de Equipa de todo o Agrupamento e eleito democraticamente (com direito a voto por TODOS os elementos activos, que escolheram o que acharam melhor em três propostas). Só assim fazia sentido, para que todos sentissem que era o "nosso" emblema que marcaria uma data tão especial!

Assim, todos o viram nascer e crescer desde o primeiro rascunho. O emblema prima pela simplicidade, no entanto com alguma carga simbólica:

-A CHAMA (vermelho), representa o Fogo de Conselho e calor (humano), momento de Reflexão e Balanço, findas as Actividades. Tal como nós, que devemos reflectir, olhar para todos estes anos volvidos e recordar todos os momentos passados no nosso Agrupamento e todos os nossos irmãos Escutas que nos acompanharam, alguns dos quais já não estão entre nós ou já não vemos há muito tempo. Também o seu contorno forma o que lembra uma Flor-de-Lis, símbolo sobejamente conhecido também por nós;

-A IGREJA (preto) simboliza não só a nossa bonita Igreja Barroca, mas também a própria freguesia, em que a Chama/Flor de Lis a envolve, tal como o nosso Agrupamento, em que várias ocasiões prestamos serviço à Freguesia, não estamos sós e não existimos só para nós - Agrupamento, mas sim para toda a comunidade - Freguesia. Como no fundo foi a nossa Freguesia que nos viu nascer e dar os primeiros passos, é uma forma, creio eu bonita, de também a homenagear. "

Sem comentários: