terça-feira, 6 de outubro de 2009

Abertura Regional do Ano Escutista


No passado Domingo, 4 de Outubro, decorreu a abertura regional do Ano escutista 2009/2010, que este ano decorreu na nossa cidade. À abertura associou-se a comemoração dos 50 anos do Núcleo de Braga, momento descrito na mensagem anterior.
O Agrupamento 19, como é já sua tradição participou activamente nesta importante comemoração anual. Estiveram presentes 6 Lobitos, 16 Exploradores, 8 Pioneiros, 6 Caminheiros e 5 Dirigentes.
Esta grande actividade iniciou-se com a cerimónia de abertura e a eucarístia às 9h30 na Praça do Município onde se congregaram perto de 10000 escuteiros dos 9 núcleo da região de Braga.

A Eucaristia






















O desfile das bandeiras.

Após a Eucaristia seguiram-se os jogos de cidade, que este ano foram organizados de forma diferente. Grupos de 3 agrupamentos foram colocados em diferentes pontos da cidade, e uma vez ai cada agrupamento teve que apresentar (e realizar com os demais) um Jogo, um grito e uma canção ou dança. Cada agrupamento deveria também levar uma lembrança para partilhar com os restantes.

O 19 ficou agrupado com os agrupamento 0409 de GONDAR (Guimarães) e o agrupamento 618 de Galegos Santa Maria (Barcelos). O ponto de encontro que nos calhou em rifa foi o Largo da Senhora a Branca.

Pausa para almoço, no largo da Senhora-a-Branca

Momento de partilha dos Lobitos dos Agr. 19, 409 e 618.

Momento de partilha dos Exploradores dos Agr. 19, 409 e 618.

O encerramento deste dia deu-se com a festa da Abertura regional, na Praça do Município, onde os cerca de 10000 escuteiros presentes deram largas à sua alegria e mostraram a força do CNE da região de Braga.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa reportagem. Parabens.
M.A.

Cheese disse...

Um breve resumo que tem o mais importante do dia, tirando o facto de parecer que o agrupamento tem duas secções paradas em vez de apenas uma, pois a referência à secção mais activa cinge-se a "8 pioneiros".