quinta-feira, 16 de julho de 2009

ACAAGRUP 2009

Realizou-se no passado fim-de-semana o ACAAGRUP 2009 do nosso agrupamento, no parque de campismo da Branda da Travanca, no Mezio, Serra do Soajo, PNPG.

Tal como foi anteriormente aqui colocado, esta actividade teve por imaginário o Cerco de Mafking, marco histórico do escutismo por ter sido aqui que BP foi buscar as ideias finais para a criação do movimento escutista. Em Mafking, para libertar os homens adultos para a defesa da cidade, BP criou um corpo de cadetes com os jovens entre os 11 e os 15 anos, os quais eram incumbidos de realizar missões "menores", como entregar mensagens, transportar feridos, etc., mas que se tornaram imprescindíveis para o sucesso da defesa da cidade.

Participaram neste acampamento 47 elementos do nosso agrupamento (65% do nosso efectivo), dos quais, 9 lobitos, 21 exploradores, 8 pioneiros, 4 caminheiros e 5 dirigentes. Contamos ainda como imprescindível apoio culinário do Zé (irmão do nosso chefe de agrupamento).

Tal como em Mafking, no nosso acampamento, os elementos foram divididos em 4 patrulhas "verticais" de cadetes: a patrulha 17 de Maio de 1900 (data da libertação de Mafking); 43 anos (a idade de BP à data do Cerco); 217 dias (a duração do cerco); e Boers (os sitiantes).

As actividades tiveram por base o espirito de Mafking, onde a camaradagem, o espírito de patrulha, o espírito de missão tiveram um papel muito importante.

Deixo aqui, de momento, algumas imagens da nossa actividade, outras descrições se seguirão.





1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um acampamento que ficará para sempre na nossa memória.
Mas para os que acamparam pela primeira vez jamais será esquecido.
Reparei que toda a gente estava feliz, mas para os Lobitos e alguns outros elementos foi uma aventura principalmente para aqueles que foi o primeiro acampamento.
Uma canhota para cada um
Manuel António